segunda-feira, 11 de julho de 2011

Livro(s) da semana

Toda semana vou falar de um ou de uma série de livros, que tem como o assunto a adolescência
 O de hoje vai ser um que já li há algum tempo, e comecei ler o quinto livro da série hoje.
 Poderosa
 Poderosa 2
 Poderosa 3
 Poderosa 4
 Poderosa 5                                                                                            
Livro 1: O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d Arc e provoca uma reviravolta na História.
Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle.

Livro 2: Este livro apresenta a adolescente Joana Dalva que, mais poderosa do que nunca, além dos problemas corriqueiros na escola e com o irmão mais novo, terá que passar pela morte - e ressuscitação - da avó, enfrentar uma quadrilha que rouba um asilo de idosos e lidar com o próprio seqüestro. Tudo o que ela escreve com a mão esquerda se transforma em realidade. Dar vida às palavras torna Joana Dalva uma pessoa especial. Mas como usar esse poder para superar a saudade da avó? Ou ajudar uma amiga a se livrar da anorexia? Ou escapar de um sequestro e enfrentar a violência sem perder a cabeça? Esses são alguns dos desafios que a garota que tem o mundo na mão registra em seu diário de bordo. Em plena travessia da adolescência, ela encontra um país chei.o de delícias e perigos, apaixona-se perdidamente pela terra à vista e acaba descobrindo o Brasil..

Livro 3: Apenas parentes e pessoas mais próximas sabem que Joana Dalva transforma em realidade tudo o que escreve com a mão esquerda. Esse segredo, porém, acaba escapando entre os dedos. Enquanto luta para se livrar das ameaças de uma dondoca terrorista, a garota ajuda uma colega de sala a domar o pai autoritário, ensina à avó a linguagem da internet e tenta sobreviver às implicâncias do irmão caçula. Diante de tantos desafios, Joana Dalva corre o risco de perder o poder... Mas nem assim ela perde a graça!

 Livro 4: Quem nunca sonhou estar em dois lugares ao mesmo tempo? Tal desejo pode parecer impossível, mas não para uma garota que transforma em realidade tudo o que escreve com a mão esquerda. No quarto episódio da série, Joana Dalva vai conhecer um artista de rua ameaçado por uma gangue, um ex-domador que não vê a hora de voltar ao circo e uma faxineira supersticiosa que teve o filho sequestrado. Para ajudar essa turma, a garota terá de conviver com amigos imaginários e amigos reais, suportar o ciúme e a TPM, enfrentar répteis e felinos e sair à procura de um cadáver suspeito. Será que alguém é capaz de fazer tudo isso sozinho? Para dar conta do trabalho, talvez Joana Dalva seja obrigada a se desdobrar. Literalmente.

Livro 5: Joana Dalva está mais poderosa do que nunca: tudo o que ela escreve com a mão esquerda transforma-se em realidade imediatamente. O poder, porém, tem muitas faces. É possível encontrá-lo no carisma de um guru que realiza sessões de cura, no talento de uma manequim que ganha a vida sem se mexer e na força de um colega novato cheio de músculos e de mistérios. Essas personagens - e muitas outras que você já conhece - mergulham num jogo de ilusões em que nada é exatamente o que parece. Para chegar ao outro lado da verdade, será preciso penetrar num labirinto que esconde intrigas, ciúmes, vaidade, glamour... e até mesmo um minotauro!                                                                                                                             


Enfim, são todos conflitos da adolescência, eu li, e aprovo são todos muito bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário